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terça-feira, 28 de julho de 2009

Texto: Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem.

O processo de alfabetização da crianaça é o momento crucial para o professor acompanhar os níveis de conhecimento desenvolvido por elas, portanto existem meios adequados para atingir o nível alfabético de forma correta, vejamos as recomendações a serem tomadas:
  • O professor deverá identificar e diagnosticar a organização dos níveis de conhecimento em que a criança está inserida;
  • Ter conhecimento e observar a ordem de organização representativa que precedem a leitura e a escrita;
  • Verificar a ordem de organização representativa que precedem a leitura e a escrita.
Modo de sistematização do conhecimento.
No início, quando a criança começa a sistematizar o seu conhecimento ela escreve determinada quantidade de letras de acordo com a quantidade de objetos, por exemplo se houver três objetos de uma caneca, ela escreverá três letras representando esse objeto, tomando a parte pelo todo.
*O todo é o conjunto de objeto, ou seja, a criança associar o conjunto a escrita completa.
*A parte: cada letra ou grafema corresponde a um objeto do conjunto.
" Hipótese da quantidade mínima".
Há uma contradição existente entre o processo de conhecimento ( a parte pelo todo) anterior e a hipótese da quantidade mínima, visto que quando a criança escreve o nome de um objeto ela não representá-o apenas com uma letra.
Níveis de conhecimento no processo de alfabetização.
A construção cognitiva da criança se desenvolve em três níveis de conhecimento:
1) Nível pré - silábico: a criança não procura corresponder-se com o som da palavra, mas estabelece relações entre o objeto e a quantidade de grafismo, ela busca diferenciar o desenho da escrita, os traços da escrita, conforme a sua vivência com as formas gráficas ( letras de imprensa ou cursiva). Ainda nesse nível, a criança percebe que para escrever palavras diferentes é necessário variar os caracteres.
2) Nível silábico: esse nível subdividi-se em dois sub-níveis, o silábico e o silábico - alfabético, vejamos as caracteríticas de cada um.
  • Silábico - As crinaças começam a entender que a diferenciação da representação da escrita está associada ao "som" das palavras, logo através dessa assimilação de conhecimento ela diversifica a forma gráfica para pronunciar cada som. A criança escreve utilizando apenas consoantes ou apenas vogais, ou ainda inventa e repete letras de acordo com o número de sílabas e de nomes.
  • Silábico - alfábetico: neste nível de conhecimento as crianças relacionam os sons das palavras ás formas silábicas e alfabéticas, podendo optar por letras ortográficas ou fonética.
3)Nível alfábetico - A criança agora tem conhecimento de que a sílaba não é uma unidade, mas pode ser separada em unidades menores, o som as vezes não corresponde a mesma letra gerando uma outra dificuldade na hora de escrever.
Assim funciona as orgnizações de conhecimento da criança no processo de alfabetização.

Um comentário:

  1. Esta análise ficou muito boa!! Lembre-se de colocar, sempre a referência de que texto você está tratando, comentando, ok? Na postagem anterior, percebi a falta da referência...

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