- Planejar a forma que a criança deve aprender;
- Planejar as suas aulas baseadas em atividades ricas em conhecimentos atuais e criativos;
- Cuidar do aprendizado da criança;
- Identificar em que nível de leitura e escrita o seu aluno se encontra.
Formulação de hipóteses.
A criança tende a formular hipóteses sobre o conhecimento, principalmente na construção da escrita, onde o professor deve averiguar que hipótese são essas e propor atividades para elas. O desenvolvimento das hipóteses acontecem quando há disponibilidade de material escrito, e leitores e escritores para levar elementos que permitem a ela manter-se informada. O professor é o principal mediador e orientador da construção de conhecimento que o aluno está desenvolvendo, por isso é muito importante a intercessão dele nessa construção.
Construir hipótese, solucionar problemas e ainda formular conceitos sobre a escrita é uma multi - capacidade cognitiva que mostra o quanto o aluno não é apenas um agente passivo e receptivo de conhecimento, existe uma progressão no desenvolvimento de sua aprendizagem, cabe ao professor aproveitar essas capacidades para avançar no processo de alfabetização dessas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário