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segunda-feira, 29 de junho de 2009

TEXTO 4 - Práticas de linguagem oral e alfabetização inicial na escola: perspectiva socioliguítica.




A língua designa a característica social e cultural do indivíduo ou de uma comunidade, portanto é também um fator passível de interpretação da conduta humana. O processo de alfabetização na escola as vezes acaba se esgotando por acreditar que é apenas através dos exercícios que se aprende a língua portuguesa, no entanto o que existe na realidade é uma distinção entre o saber falar uma língua, o saber fazer escrever a estrutura interna da língua, diferenciando a língua falada da língua escrita e não esquecendo das variedades sociolingüísticas .
A utilização da linguagem compatível com um determinado grupo facilita a compreensão de mensagens educativas e também aproxima o usuário da língua ao processo de ensino – aprendizagem no cotidiano escolar, desde que o educador saiba conciliar a norma padrão da língua portuguesa nas atividades curriculares do aluno com as variadas formas lingüísticas, considerando que a língua deve ser respeitada dentro das circunstancias que ela está sendo empregada, se o aluno estiver entre amigos e familiares a linguagem deve se adequar ao grupo que ele está inserido, se um indivíduo fizer o uso de uma linguagem diferente daquela praticada dentro de um determinado grupo, dificilmente será compreendido e possivelmente será excluído.
A linguagem humana se apresenta de várias formas, esperando que as suas multiplicidades reiterem e aprofundem as práticas de alfabetização para os meninos e as meninas nas escolas, pois ela não se manifesta somente na leitura e na escrita mais se estande em outros campos de conhecimento existentes no mundo. Portanto, o contato com esse mundo escolar proporciona um processo de socialização de grande importância para a inserção dos meninos e das meninas na sociedade “organizada”, visto que, o domínio da leitura e da escrita é um elemento preponderante para definir o seu lugar no tempo e no espaço.

Um comentário:

  1. A sua reflexão está boa, mas poderia colocar a referência do texto (título, autor). Além disso, seria interessante se remeter mais as ideias do autor e comentá-las, criticamente. Ok?

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