;

terça-feira, 28 de julho de 2009

Síntese Avaliativa.

A valiação do presente Blog será realizada através de análises e reflexões de todo o trabalho e dos critérios estabelecidos. Chegamos ao fim de nosso trabalho e sinto- me muito satisfeita em vê-lo totalmente pronto, apesar das dificuldades encontradas no início do curso aprendi muito, muito mesmo, cada puxão de orelha heim professor, para nós não relaxarmos! Mas realmente foi necessário senão esse Blog não estaria aqui.
Bem, vamos aos critérios de avaliação descrito no Blog:

Vou ser bem sincera, não conseguir de jeito nenhum ser fiel as datas, mas não foi por desleixo, preguiça, nada disso, a justificativa é bem plausível, trabalho de segunda á sexta, estudo inglês aos sábados e participo de um projeto aos domingos, ou seja, só folgo nos feriados. Pode deixar que vou procurar organizar melhor o meu tempo e a mina vida, afinal isso me deixou um pouco enrrolada, tinha alguns trabalhos pronto no caderno, mas ficava com receio de publicá-lo.
Manusear as ferramentas do blog aprendi com os colegas, e fiquei "toda boba" quando consegui inserir essa borboleta voando com os dizeres: "sou um pássaro em busca de conhecimento", ficou lindo! Professor quando visitei o seu blog e vi aquele pirulito não me contive e acabei pedindo emprestado para colocar no meu blog, ficou legal. Olha meu blog tem vídeo , foi utilizado múltiplos recursos tecnológicos realmente. Acabei dizendo que utilizei as ferramentas do Blog como sugeri os descritores e os propósitos gerais.
Considero cumprido o item 3. Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil; o assunto no meu trabalho foi basicamente voltado ao que foi proposto em sala de aula e nos textos, quanto a isso estou sossegada.
As propostas contidas no propósito específico, todos foram concluídos, só sentir falta de mais seguidores, comentário e visitas do professor, mas sei que ele sabe da existência do meu blog, tem comentários dele em alguns texto ( queria mais comentários Ivan).
As próximas avaliações a serem feitas serão por parte do professor, aguardamos anciosos pelos resultados desse trabalho que muitos fizeram com grandes esforços.

Síntese Conclusiva.

Os nossos textos tiveram como principal foco o trabalho de alfabetização infantil, mantendo uma ordem coerente de conhecimento. Nós futuros professores devemos nos adequar as diversas formas produtivas de ensinar aos nossos alunos para que assim eles tenham uma formação qualificada, e muito difrente dos ensinos decoreba ainda virgente nas escolas brasileiras. A alfbetização não pode e nem deve ser uma tortura para a criança é necessário que o conhecimento se consolide de forma construtiva, buscando levar o cotidiano da leitura e escrita para a sala de aula.
A etapa inicial do nosso trabalho, foi a construção do Blog, com a proposta de elaborarmos um portfólio eletrônico, onde dividimos as dificuldades por ser um trabalho novo para a maioria, descubrimos juntos o funcionamento das ferramentas do Blog, acompanhamos e avaliamos as nossas próprias atividades.
Particularmente considero o trabalho que elaboramos atividades de acordo com os objetivos do texto o mais interessante, curti muito fazê-lo, fiquei uns dois dias trabalhando ele, me imaginei em uma sala de aula desenvolvendo aquelas atividades com os meus futuros alunos. O texto "A construção do conhecimento sobre a escrita" e o texto "Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem" foi de extrema importância para o meu aprendizado e para minha formação docente, pois em nenhum momento da minha vida acadêmica imaginava que existia uma forma mas elaborada, organizada, sistematizada de alfabetizar os nossos pequeninos, já que fui alfabetizada através de outros meios utilizados nas escolas.

Texto: A construção do conhecimento sobre a escrita.

No momento de elaborar e por em prática o desenvolvimento cognitivo da criança o professor é responsável por auxiliar na sistematização dos níveis deconhecimento de seus alunos. Acompanhando todo o processo de alfabetização dos níveis em que cada criança está inserida, existem alguns procedimentos a serem tomados pelos professores e esse são:

  • Planejar a forma que a criança deve aprender;
  • Planejar as suas aulas baseadas em atividades ricas em conhecimentos atuais e criativos;
  • Cuidar do aprendizado da criança;
  • Identificar em que nível de leitura e escrita o seu aluno se encontra.

Formulação de hipóteses.

A criança tende a formular hipóteses sobre o conhecimento, principalmente na construção da escrita, onde o professor deve averiguar que hipótese são essas e propor atividades para elas. O desenvolvimento das hipóteses acontecem quando há disponibilidade de material escrito, e leitores e escritores para levar elementos que permitem a ela manter-se informada. O professor é o principal mediador e orientador da construção de conhecimento que o aluno está desenvolvendo, por isso é muito importante a intercessão dele nessa construção.

Construir hipótese, solucionar problemas e ainda formular conceitos sobre a escrita é uma multi - capacidade cognitiva que mostra o quanto o aluno não é apenas um agente passivo e receptivo de conhecimento, existe uma progressão no desenvolvimento de sua aprendizagem, cabe ao professor aproveitar essas capacidades para avançar no processo de alfabetização dessas crianças.

Texto: Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem.

O processo de alfabetização da crianaça é o momento crucial para o professor acompanhar os níveis de conhecimento desenvolvido por elas, portanto existem meios adequados para atingir o nível alfabético de forma correta, vejamos as recomendações a serem tomadas:
  • O professor deverá identificar e diagnosticar a organização dos níveis de conhecimento em que a criança está inserida;
  • Ter conhecimento e observar a ordem de organização representativa que precedem a leitura e a escrita;
  • Verificar a ordem de organização representativa que precedem a leitura e a escrita.
Modo de sistematização do conhecimento.
No início, quando a criança começa a sistematizar o seu conhecimento ela escreve determinada quantidade de letras de acordo com a quantidade de objetos, por exemplo se houver três objetos de uma caneca, ela escreverá três letras representando esse objeto, tomando a parte pelo todo.
*O todo é o conjunto de objeto, ou seja, a criança associar o conjunto a escrita completa.
*A parte: cada letra ou grafema corresponde a um objeto do conjunto.
" Hipótese da quantidade mínima".
Há uma contradição existente entre o processo de conhecimento ( a parte pelo todo) anterior e a hipótese da quantidade mínima, visto que quando a criança escreve o nome de um objeto ela não representá-o apenas com uma letra.
Níveis de conhecimento no processo de alfabetização.
A construção cognitiva da criança se desenvolve em três níveis de conhecimento:
1) Nível pré - silábico: a criança não procura corresponder-se com o som da palavra, mas estabelece relações entre o objeto e a quantidade de grafismo, ela busca diferenciar o desenho da escrita, os traços da escrita, conforme a sua vivência com as formas gráficas ( letras de imprensa ou cursiva). Ainda nesse nível, a criança percebe que para escrever palavras diferentes é necessário variar os caracteres.
2) Nível silábico: esse nível subdividi-se em dois sub-níveis, o silábico e o silábico - alfabético, vejamos as caracteríticas de cada um.
  • Silábico - As crinaças começam a entender que a diferenciação da representação da escrita está associada ao "som" das palavras, logo através dessa assimilação de conhecimento ela diversifica a forma gráfica para pronunciar cada som. A criança escreve utilizando apenas consoantes ou apenas vogais, ou ainda inventa e repete letras de acordo com o número de sílabas e de nomes.
  • Silábico - alfábetico: neste nível de conhecimento as crianças relacionam os sons das palavras ás formas silábicas e alfabéticas, podendo optar por letras ortográficas ou fonética.
3)Nível alfábetico - A criança agora tem conhecimento de que a sílaba não é uma unidade, mas pode ser separada em unidades menores, o som as vezes não corresponde a mesma letra gerando uma outra dificuldade na hora de escrever.
Assim funciona as orgnizações de conhecimento da criança no processo de alfabetização.