Tópicos relevantes do texto:
1º) Debate acerca da avaliação formativa ;
2º) Importância da avaliação formativa para a formação do aluno;
3º) Construção de referenciais teóricos e práticas (com os alunos);
4º) As três concepções de avaliação
As concepções de avaliação
*avaliação informativa: definição de afinidades
* avaliação formativa: suporte para as aprendizagens dos alunos , acompanhando o seu desenvolvimento e o seu processo de aprendizagem.
* Avaliação formativa informa os dois principais sujeitos do processo, o aluno toma consciência das dificuldades encontradas e cuida em corrigir e superar os seus próprios erros.
Na avaliação formativa não há um modelo único a ser seguido, ela se apresenta de forma democrática, de modo que há participação nas práticas de ensino- aprendizagem. Os erros dos alunos não são tomados como algo de cunho punitivo, e sim voltados para o processo corretivo para as práticas pedagógicas. No portfólio o aluno se auto-avalia como sujeito capaz de identificar os obstáculos e compartilhar o seu aprendizado.
* O aluno expressa o que aprende;
* Como ele aprendeu;
* o que o ele ainda não aprendeu.
O portfólio permite que o aluno se conheça melhor, pois ele está exercitando a auto-avalição e estimulando o desenvovimento da sua autonomia.
;
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário