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sábado, 30 de maio de 2009

Apresentação das atividades relacionadas aos objetivos do texto: Processos iniciais de leitura e escrita.

Objetivos:





1. Desenvolver a memorização;

perceber os sons da língua;

a leitura do texto no quadro ou cartaz.


Atividades:

Faixa etária de idade: a cima de 5 (cinco) anos de idade.
Brincadeira dos 3 elementos (Ar, Terra e Água).


Em uma turminha, na sala de aula, o (a) professor (a) deverá dividir o quadro, ou o cartaz em três partes iguais, no cartaz ele (a) pode recortar e colar figuras que representam os três elementos (Ar, Terra e Água), se a atividade for no quadro desenhar cada uma das figuras que representam esse elementos. Após desenhar no quadro, as representações dos elementos ou recortá-los e colá-los no cartaz, o professor (a) se aproxima do aluno e diz em voz alta o nome de um animal, o aluno deve ir ao quadro ou cartaz e mostrar onde esse bicho vive, imitando o som que ele faz.




Caso a criança não consiga acertar, o professor (a) falará o nome dos três elementos: “Ar”, “Terra” ou “Água” e o aluno dirá o nome do animal que vive em um desses ambientes citado.

Objetivos:

2. Reconhecer a ortografia das palavras;

exercícios de identificação de palavras mais conhecidas a partir de som inicial;

formação de novas palavras a partir de palavras identificadas.


Atividades:

Faixa etária de idade: a partir de 6 anos de idade.
Jogo da metamorfose.
Os alunos deverão formar grupos, de modo que, cada componente fique na fila de sua equipe. Após todos estarem preparados, a professora escreverá uma palavra no papel e entregará ao primeiro componente de cada fila (obs.: todos esses componentes receberão as mesmas palavras). As recomendações são as seguintes: as crianças deverão escrever abaixo dessa escrita, outra palavra, mantendo o som da primeira sílaba e trocando apenas uma letra. Feito isso, o aluno entregará rapidamente ao colega de trás, que repetirá o mesmo procedimento, trocando apenas uma só letra, formando outra palavra, e assim segue a brincadeira até chegar ao último da fila.
A equipe vencedora será aquela que terminar primeiro. Em caso de empate os critérios de desempates são:

· Cada componente ter trocado apenas uma letra;
· Não haver incorreção na ortografia;
· A palavra deve haver sentido, após a troca das letras.

A equipe que obedecer a essas regras de desempate vence o jogo.

Objetivos:


3. Desenvolver a compreensão na leitura;

desenvolver a interpretação;

comparar textos novos com os textos já conhecidos;


Atividades:

Faixa etária de idade: a partir de 9 anos de idade.
Brincando de paródias.

A professora escolherá uma música infantil que tocará na sala para os seus alunos ouvirem, em seguida ela repete a música para que todos ouçam com muita atenção. Novamente a professora coloca a mesma canção para que os alunos cantem acompanhando a letra que ela preparou. Após todo esse procedimento ela coloca a paródia da música e faz perguntas relacionando-as com a canção original.

O procedimento pode ser parecido com o exemplo ilustrado a baixo:




Música original


Sítio do Pica-Pau Amarelo
Gilberto Gil
Compositor (es): Gilberto Gil
Estilo: Infantil


Marmelada de banana, bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo

Boneca de pano é gente, sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo

Rios de prata, pirata
Vôo sideral na mata, universo paralelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo

No país da fantasia, num estado de euforia
Cidade polichinelo
Sítio do Pica-Pau amarelo

Paródia

PARÓDIAS !!! SOBRE MONTEIRO LOBATO E O DIA DO LIVRO!!!!!
NOVAS AVENTURAS

Paródia: Sitio do Pica-pau amarelo( GILBERTO GIL)

CHEGARAM LIVROS NA ESCOLA
SÃO LIVRINHOS DE HISTORIA
HISTORINHA MUITO BELA

APAIXONEI -ME POR ELAS
APAIXONEI - ME POR ELAS

A PROFESSORA ME INDICOU
E UM LIVRO ME EMPOLGOU
DE UMA TURMA MUITO ESPERTA

AVENTURAS DE UMA BONECA
AVENTURAS DE UMA BONECA

PARA O SITIO ME MUDEI
AVENTURAS ENCONTREI
ESTOU CONHECENDO
UM MUNDO MAGICO

VIVA MONTEIRO LOBATO !
VIVA MONTEIRO LOBATO !


ESSA PARODIA FOI REALIZADA DE FORMA COLETIVA ENTRE uma PROFESSORA E ALUNOS ( 3º ANO A)

AUTORES : ALUNOS DO 3º ANO A E.M. SÃO LOURENÇO

Objetivos:

4. Desenvolver habilidades lingüísticas e cognitivas;

distinguir a pronuncia de alguns sons da língua, tais como: t/d,f/v,p/b,q/g que são muito parecidos;

estimular a pronúncia clara dos sons;
exercícios de identificação de sílabas iguais a partir dos sons.


Atividades:

Faixa etária de idade: a partir de 7 anos de idade.
Brincando de correr para a gramática.
Participantes: 6

A divertida brincadeira acontece da seguinte forma:

O professor é o mediador de todo o procedimento do jogo, ele estará com os cartõezinhos e os dados que dará seguimento a brincadeira. Os cartões que os alunos escolherem estará com as perguntas que o professor irá fazer e os dois dados servirão para as crianças jogarem e verem quantas casas poderá avançar ou retroceder.
É dada a largada, o primeiro joga apenas 1 dado para ver quem começa o jogo, depois joga os demais colegas, um de cada vez, para saber a sua ordem no jogo. Estabelecida a ordem o primeiro joga os dois dados e, por exemplo, tem que avançar 3 casas, escolher um cartão que pede ao aluno que ele complete com t ou d a palavra __i__a___o = ditado, se ele acertar avança mais uma casa, se errar perde uma rodada.
Continuando o jogo agora é o segundo jogador: joga o dois dados e conforme sai o número determinado nele o aluno avança 8 casas e escolhe outro cartão pedindo que soletre letra por letra depois sílaba por sílaba a palavra favela, acertando joga outra vez e errando volta 3 casas.
Joãozinho é o terceiro, joga os dados e sai o número 8 para ele avançar e depois pegar o cartão, ele avança e o cartão pede para ele responder, se queijo se escreve com q ou g: queijo ou gueijo, ele tem que ler as duas palavras, pronunciando os sons de cada sílaba. Se a resposta for correta Joãozinho escolhe o jogador que retrocede 4 casas, se perder ele volta para o ponto de partida.
O vencedor é aquele que chegar primeiro no ponto de chegada!

No final a professora distribui bombom para a turma toda, afinal o jogo é para aprender brincado, aprender não só com o próprio jogo, mas também com os erros e acertos dos coleguinhas.

Um comentário:

  1. Milena, apesar de estar postando este comentário agora, eu já havi visto estas atividades e considerei muito adequadas à idade, aos objetivos solicitados... Espero que em sua prática, possa pensar em atividades que desenvolvam a aprendizagem das crianças, pautando seu trabalho numa boa fundamentação teórica. Ok?

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