;

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Gênero textual e tipologia textual.

Gênero textual:

São formas distintas de expressar um texto, considerando que cada ocasião pede um formato diferente a ser utilizado. O gênero textual tem uma função a ser desempenhada, ele possui um compromisso de atingir o público que lhe é proposto, por isso é importante o aluno conhecer várias formas de recursos textuais para saber como e quando aplicá-lo.

Vejamos alguns exemplos mais comuns de Gêneros textuais:

a)Referente à comunicação: crônicas, e-mails, cartas, telegramas, notícias (de jornais e revistas) e etc.

b)Referente à literatura: poesia, contos, romances e etc.

c)Referente a textos científicos: relatórios, resenhas, resumo e etc.

Imagine se um aluno resolve escrever um trabalho acadêmico da mesma forma que escreve no e-mail?
O seu trabalho estará completamente incoerente com as estruturas textuais exigidas pelos parâmetros acadêmicos, apresentando- se de forma equivocada e fugindo totalmente a proposta de um trabalho científico.


Tipologia textual:


São textos descritivos, que se utiliza de muitos recursos nutridos de características abstratas, isso quando se trata de textos literários. Nos textos não - literários as mensagens são escritas de formas mais claras e objetivas, preocupando-se com o leitor na compreensão do conteúdo textual.

As características dos tipos de textos citados anteriormente:

a)texto literário: o autor expressa implicitamente a sua posição em relação ao texto, utilizando comentários no sentido figurado e as vezes recorrendo ao uso da metalinguagem, um dos autores brasileiros que mais utiliza esse recurso é o escritor Machado de Assis, que acaba estabelecendo uma aproximação do leitor com o sua obra. Os exemplos de textos literários são: contos, poesias, romances e etc.
b)texto não - literário: são textos que possuem compromisso de informar claramente ao leitor sobre o acontecimento e a descrição concreta de um fato, portanto a transmissão de uma mensagem deve conter características que facilitem a compreensão do texto em sua composição. Os exemplos de textos não – literários são: bula de medicamentos, noticiário de jornal.
Os textos também possuem composições das tipologias textuais, são eles: narração, descrição, dissertação, explicação e Injutivo.

Diferença entre gênero textual e tipologia textual.

Analisando as características do gênero textual e da tipologia textual, é perceptível que o trabalho com a produção do texto está relacionado aos diversos recursos estabelecidos pela língua. O gênero textual permite ao leitor e escritor a utilização de diferentes formas de textos, já a tipologia textual remete-se apenas ao aspecto das funções narrativas, descritivas, dissertativas, explicativas e Injutivas, abrangendo nesse caso todas as formas possíveis de texto.

Um comentário: